/ Notícias

04 de agosto de 2022

ALPB promove Sessão Especial em homenagem aos 60 anos da Psicologia

Em solenidade que comemora a chegada dos 60 anos de regulamentação da Psicologia no Brasil, a Assembleia Legislativa da Paraíba promoveu uma Sessão Especial na manhã desta quinta-feira (04). A ação foi uma propositura da Deputada Estadual Estela Bezerra.
Em sua fala, Estela destacou a importância da categoria no cuidado com a saúde mental da população e ressaltou a importância das políticas públicas neste contexto. “Sou uma das beneficiadas pelo trabalho que vocês desempenham, por isso reconheço a importância do cuidado e do empenho que vocês entregam à população”, afirmou.
A Conselheira Presidente do Conselho Federal de Psicologia, Ana Sandra Fernandes, que também é ex-presidente do CRP-13, lembrou que “A psicologia trabalha com toda e qualquer possibilidade de sofrimento humano e a gente vive num processo e num momento histórico onde as pessoas estão em profundo sofrimento, seja pelas perdas, seja pelo luto, seja pelas dificuldades socioeconômicas que país tem atravessado”.
As apresentações culturais ficaram por conta da psicóloga Karla Lucena – que executou o hino nacional acompanhada do sanfoneiro Aldo Marques -, e o grupo Passageiro 22, composto por usuários do CAPs Gutemberg Botêlho.

Homenagens
Na ocasião, foram homenageados Ana Sandra Fernandes, conselheira-Presidente do Conselho Federal de Psicologia; Aluízio Lopes de Brito in memoriam; Leôncio Francisco Camino, professor e pesquisador da UFPB; Sônia Maria Lima de Gusmão, professora do primeiro Curso de Psicologia no UNIPÊ; todas e todos ex-presidentes do Conselho Regional de Psicologia – 13, representados por Maria Marques Rodrigues Satiro, primeira presidente do CRP-13; membros da Comissão Gestora de Campina Grande, representados por Thiago de Souza Santos; funcionários do Conselho Regional de Psicologia, representados por Mônica Bandeira, a mais antiga funcionárias da autarquia e por Katiuska Araújo Duarte, mais antiga assessora técnica do CREPOP no país; e ao psicólogo  Eduardo Antônio Soares dos Santos in memoriam, servidor da ALPB, que faleceu no dia 16 de julho 2020, vítima de covid-19, representado pela esposa, Edilea Lira Pereira dos Santos.

60 anos Psicologia
Em 27 de agosto 1962, a Lei 4.119 regulamentou a formação em Psicologia e a profissão de Psicóloga(o).
Este ano, a Psicologia completa seis décadas marcada profundamente pelo compromisso com a democracia e a defesa intransigente dos direitos humanos em busca de uma sociedade menos desigual, mais justa e mais fraterna.
Com mais de 440 mil profissionais registradas(os), esta ciência e profissão está em cada canto no qual a sociedade precisa: nas clínicas, na saúde, na assistência social, na justiça, na segurança pública, no trânsito e nos esportes – sempre atenta ao cuidado e à proteção integral.
Para marcar a data, o CRP-13 lançou uma campanha colaborativa com o mote “Na Paraíba temos história, somos presente, fazemos futuro”.