/ Notícias

29 de setembro de 2021

CRP-13 inicia etapas preparatórias rumo ao 11º CNP

Vem aí a 11ª edição do Congresso Nacional de Psicologia, momento em que a categoria pode debater e construir os rumos da profissão. Na Paraíba, as etapas que precedem o CNP já começaram com os eventos preparatórios. Além desses, a pré-etapa contempla ainda pré-congressos e o Congresso Regional de Psicologia (Corep). Devido à pandemia, todos os eventos desse ano acontecerão de forma on-line. O calendário das ações está disponível no fim desta matéria.

Com o tema “O Impacto Psicossocial da Pandemia: Desafios e Compromissos para a Psicologia Brasileira Frente às Desigualdades Sociais”, o 11º CNP abordará três eixos de diálogos:

I – Organização Democrática e Participativa do Sistema Conselhos no Enfrentamento da Pandemia

II – Defesa do Estado Democrático e dos Direitos Humanos via Políticas Públicas

III – O fazer ético e científico da Psicologia no trabalho em saúde

Nos eventos preparatórios são produzidas propostas a serem apreciadas nos Pré-congressos. Podem participar profissionais e estudantes de Psicologia, convidadas e quaisquer outras pessoas interessadas, a critério CRP-13. Nesta fase não se elegem delegadas.

As inscrições para os Pré-Congressos já estão abertas. Serão realizados quatro eventos, de acordo com as regiões geográficas: João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras. Nesta fase, serão elaboradas e aprovadas propostas regionais e nacionais sobre o tema do 11º Corep, além de eleitas delegadas. Podem participar dos PRÉ-COREPS psicólogas e estudantes de Psicologia. Terão direito a voz e voto as profissionais que estão regularmente inscritas nos CRPs, podendo ser inscrição principal ou secundária, e adimplentes. Os formulários para a inscrição nos eventos estão disponíveis abaixo.

Aqui estão os links para inscrições dos Pré-Congressos:

Cajazeiras:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfiW4tsqhx8lgUo_ztFWNxKEQ5q2rMgF2xW
TpBYmviVCwv8fA/viewform

Campina Grande:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdMuAsQTORZn90SdPK89Vw6dii1RZZShyqp
gigJycLHSbL1_w/viewform

João Pessoa:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd_0hmMVum_NJXnR8w70sVX1oxupuP0Qn3V
bJvstgUdKtrFtg/viewform

Patos:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfhmzruDRWinLYWbIB957IdldKXTNhtNSn9
9UvM00bAyNzHJw/viewform

Já o Congresso Regional de Psicologia – Corep está previsto para abril de 2022, e a depender das condições sanitárias, poderá acontecer de maneira presencial, on-line ou híbrida. Nessa etapa não se apresenta novas propostas, mas sim, aprovam-se as apresentadas nas etapas anteriores e que agora, então, têm como destino o 11º CNP, a etapa nacional que acontecerá em Brasília. Também serão eleitas delegadas e suplentes para a etapa nacional e apresentadas as para a eleição do Conselho Regional. Só participam desta etapa os profissionais eleitos nos pré-congressos e Os oito estudantes eleitos nos pré-coreps terão direito a voz nos grupos e na Plenária, sem direito a voto.

O Congresso Nacional de Psicologia (CNP) é a instância máxima de deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia. O CNP tem por objetivo a construção da agenda política da Psicologia Brasileira. Não se trata de um congresso científico-acadêmico. O CNP é um amplo processo de participação democrática em a categoria é convidada a sugerir as diretrizes para a profissão, as quais serão referências das gestões que serão eleitas para a direção dos Conselhos Federal (CFP) e Regionais de Psicologia (CRPs) nas próximas eleições dos conselhos, em agosto de 2022.

Para dúvidas, basta enviar e-mail para corep@crp13.org.br

Calendário de ações

Pré-congressos (modalidade online):

João Pessoa – 30 de outubro de 2021

Campina Grande –06 de novembro de 2021

Patos – 20 de novembro de 2021

Cajazeiras – 04 de dezembro de 2021

Congresso Regional de Psicologia (modalidade a ser definida, a depender da pandemia):

08 e 09 de abril de 2022 (João Pessoa, se presencial)

Congresso Nacional de Psicologia

02 a 05 de junho de 2022