/ Notícias

15 de junho de 2020

Cuidar de quem um dia já cuidou

Quando se fala em violência contra a pessoa idosa, de forma quase que imediata se pensa em violência física. Contudo, apesar de na realidade existir esse tipo de agressão, não é apenas essa a forma de violência praticada contra as pessoas idosas.
Além do preconceito vivenciado pelo idoso, por sua limitação devido ao processo de envelhecimento, ainda há o seu estado de vulnerabilidade. Assim, de maneira assustadora, tem crescido o número de práticas violentas contra nossos idosos.
Dentre os tipos possíveis, algumas dessas ações não deixam marcas – a exemplo da violência física e a sexual. Porém, por vezes, os idosos são agredidos através da violência psicológica, da agressão verbal, do abuso financeiro e patrimonial, do abandono e da negligência, que engloba a privação de cuidados básicos para o seu bem-estar, incluindo a proteção social e emocional, assim como aspectos essenciais de higiene, de vestimenta, de alimentação e de administração correta de medicamentos, dentre outros.
O dia 15 de junho é uma data que vem colocar em destaque a violência realizada contra os idosos, uma triste realidade que frequentemente é ocultada e ignorada pela sociedade em geral.
Nesse dia, procura-se promover a conscientização da violência contra a pessoa idosa, dando visibilidade a essa situação tão lastimável, pois, ninguém deve ficar omisso numa situação de violência.