/ Notícias

25 de março de 2021

25 de março, Dia Nacional do Orgulho Gay: por SOLIDARIEDADE e mais RESPEITO

Hoje, 25 de março, data em que se comemora o Dia Nacional do Orgulho Gay, o CRP-13 vem a público manifestar sua solidariedade a Rodrigo Vaz, profissional de psicologia que foi alvo de críticas em nossas redes sociais durante e após mediar uma de nossas lives, com a Julia Bueno, também profissional da área, que na ocasião abordou o tema “Psicologia e Gênero”.

Na live, Rodrigo e Julia ressaltaram as muitas lutas e tensões de travestis e transexuais ao longo de suas trajetórias de vida, a busca pelo respeito e a aceitação na sociedade. A luta legítima por igualdade e empatia foi ferida ao virar alvo de comentários desrespeitosos. O CRP-13,  autarquia pública que representa uma categoria que deve prezar pelo cumprimento de uma postura ética, pelo respeito a diversidade humana, pela garantia dos direitos de todas as pessoas, não aceitará atitudes que configurem  exclusão, preconceito, discriminação e agressão.

Coerente com a diversidade de pautas da Psicologia, ao longo dos últimos meses promovemos debates que abordaram relevantes temas para o exercício profissional mantendo a coerência com os Princípios Fundamentais que regem a profissão que, orientados pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, estabelece em nosso Código de Ética Profissional que “II- O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

As psicologias jurídica, escolar, educacional, do trânsito, do trabalho, hospitalar, clínica e todas as outras que se insiram nos espaços em que caiba debater e intervir em prol da saúde mental, dos direitos humanos, do respeito a identidade de gênero, da diversidade, do desenvolvimento humano, dos processos sociais, dentre tantos outros, terão espaço neste Conselho para a escuta, o diálogo e a construção coletiva e respeitosa. 

Assim, reafirmamos nosso espaço aberto a todas as pessoas que desejem contribuir por meio de conhecimento científico, ético e, acima de tudo, respeitoso.

Reafirmamos, ainda, nosso RESPEITO a diversidadehumana e prestamos nossa SOLIDARIEDADE E APOIO às pessoas afetadas por comentários discriminatórios. Seguimos atuantes.