/ Notícias

24 de janeiro de 2021

Saúde Mental no Universo Infantil

Quando falamos em Saúde Mental, pensamos em temáticas variadas que concernem diretamente aos adultos; é difícil pensar em Saúde Mental da criança, por não imaginarmos que esses pequenos humanos possam apresentar questões emocionais, comportamentais e/ou psicológicas, que venham a trazer impacto direto no seu desenvolvimento. Se para os adultos, muitas vezes, é desafiador falar sobre os seus sentimentos, imagine para a criança que, geralmente, não entende bem o porquê de estar experimentando tudo aquilo que engloba a sua existência no mundo.
É impossível não nos impactarmos com ansiedade e a instabilidade emocional que vieram acompanhadas com o isolamento social na pandemia. Este impacto independe da idade, pois tanto os adultos, quanto as crianças tiveram suas vidas modificadas drasticamente, em todos os âmbitos com a chegada da Covid-19.
Como Psicóloga Clínica Infantil, percebo o aumento de variados sintomas ansiogênicos nas crianças que acompanho desde o começo da pandemia, bem como desatenção nas tarefas escolares, irritabilidade, alterações no sono, agitação e preocupação com a sua saúde e com seus entes queridos, principalmente os avôs; sendo essas percepções frutos dos atendimentos e das escutas com os pais. Isso reflete o quanto que as crianças estão sendo diretamente atravessadas com a pandemia e os seus desfechos.
Nesse sentido, diante do que foi colocado neste texto, se faz de extrema relevância: o olhar cuidadoso, sensível e acolhedor para com a criança. Depreciar as mudanças comportamentais, mesmo que sutis, é negligenciar a possibilidade de um extremo sofrimento psíquico infantil. Importante lembrar que a criança é uma pessoa que também merece saber, dentro de uma linguagem clara e adequada para a sua idade, sobre o que está acontecendo em relação a pandemia.
Se antes da pandemia, já se fazia necessário a atenção, aproximação e o cuidado com a saúde mental dessa faixa etária, agora se torna imprescindível para o bem estar da criança que a família busque estar mais próxima, pois algumas redes de apoio estão mais ausentes nesse momento. Além de pensar na ajuda profissional psicológica, como um suporte para que a criança seja compreendida e acolhida na sua subjetividade, o cuidado psicológico na infância é promoção de saúde; possibilita uma melhoria na
saúde mental nas outras etapas da vida.