/ Notícias

01 de agosto de 2022

Em sessão especial, Assembleia Legislativa da PB celebra 60 anos de regulamentação da Psicologia no Brasil

A sessão terá transmissão ao vivo através do canal da TV ALPB e redes sociais do CFP

A Assembleia Legislativa da Paraíba promove no próximo dia 04 de agosto, quinta-feira, uma sessão especial em homenagem aos 60 anos da regulamentação da Psicologia no país. O ato solene acontece às 8h30, no plenário José Mariz da ALPB, com a presença de autoridades, entre elas, as presidentas do Conselho Federal de Psicologia, Ana Sandra Fernandes e Conselho Regional de Psicologia da Paraíba, Silvana Mendes Lacerda.

A solenidade é uma proposição da Deputada Estela Bezerra (PT), e o público pode acompanhar a transmissão ao vivo através do canal aberto da TV Assembleia (8.2), além do site da ALPB, das redes sociais do CRP-13 (facebook) e do CFP (YouTube, Facebook, Twitter e Instagram).

“A psicologia busca o cuidado, e o cuidado vem sendo construído como ciência e profissão. Como ciência se constrói em sua diversidade epistemológica, e como profissão ascende nas diferentes aéreas de atuação”, lembra Silvana Lacerda, presidenta do CRP-13.

Para a deputada Estela, “os profissionais da Psicologia desempenham um papel fundamental na sociedade e destacam a importância do cuidado com a nossa saúde mental. Nada mais justo que homenagear os 60 anos de uma atividade tão necessária, tanto para nossa vida pessoal, quanto para a coletividade”.

Na ocasião acontecerá uma apresentação musical com o grupo Passageiro 22, formado por usuários do CAPs (Centro de Atenção Psicossocial) Gutemberg Botelho, além de entregues homenagens a pessoas que foram importantes para a construção dos 60 anos de história da psicologia na Paraíba.

Campanha 60 anos

Para celebrar a data, o CRP-13 lançou na Paraíba uma campanha colaborativa, com o moteNa Paraíba Temos História, Somos Presente e Fazemos Futuro”. A ideia é lançar um vídeo especial contendo fotos de diversos profissionais da Psicologia que atuam no estado.

Histórico
           A Psicologia chegou ao Brasil no início do século XX. Porém, foi regulamentada enquanto profissão em 27 de agosto de 1962, a partir da publicação da Lei nº 4.119.

O Sistema Conselhos de Psicologia, que compreende o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia, foi criado em 1971, por meio da Lei nº 5.766.

O Brasil é o país com o maior número de profissionais da Psicologia em todo o mundo. Já são mais de 440 mil psicólogas e psicólogos em todo o território nacional, sendo 6.962 inscritas(os) só na Paraíba.

Serviço:

Sessão Solene – 60 anos da Psicologia no Brasil

Local: Assembleia Legislativa da Paraíba

Data: Quinta-feira (04/08)

Hora: 08h30

Transmissão: Site Assembleia (http://www.al.pb.leg.br/tv-assembleia/ao-vivo) e Youtube do CFP (https://www.youtube.com/confederalpsicologia)