/ Notícias

02 de agosto de 2019

Evento pioneiro sobre Psicologia do Esporte é promovido na Paraíba

Esta foi a primeira vez que a Paraíba sediou um evento sobre Psicologia do Esporte, nova ciência do treinamento esportivo que tem prestado importantes contribuições para a otimização da performance de atletas e equipes.

O I Simpósio de Psicologia do Esporte do CRP-13 aconteceu no último sábado, 10 de agosto, na sede do Conselho, em João Pessoa, e fez parte da programação do ‘Mês da Psicologia’, calendário de ações do Conselho em alusão ao dia 27 de agosto (Dia do Psicólogo).

No Brasil, a Psicologia do Esporte ainda é uma área pouco explorada pela categoria, e na Paraíba não é diferente. “A maior parte das Instituições de Ensino Superior da Paraíba não oferecem em sua grade curricular uma componente que verse sobre a psicologia do esporte. Apenas a Nassau e a Faculdade Santa Maria (FSM) oferecem a disciplina de forma obrigatória. Estamos em campanha para que outras IESs também incluam a matéria. Isso é uma tendência nacional. Em todos os cursos de educação física do país a disciplina é obrigatória há décadas”, afirma Marisa Nicodemos, presidente da Comissão de Psicologia do Esporte, recém-criada no CRP-13. Ela lembra ainda, que mesmo sendo uma área escassa de profissionais, grandes clubes e empresas desportistas estão investindo na contratação de psicólogas(os) do esporte, pois veêm neles a possibilidade de bom desempenho de seus atletas.

O I Simpósio Paraibano de Psicologia do Esporte foi uma ação da Comissão de Psicologia do Esporte do CRP-13, formado pelas(os) psicólogas(os): Marisa Nicodemos (presidente da Comissão), Aline de Oliveira, Alcira Teotonio, Clarissa Procópio, Carlos Augusto, Elinaldo Quirino, Lea Raquel e Maio Quirino.

Confira abaixo os registros do evento: