/ Notícias

29 de novembro de 2022

Ex-presidentes do CRP-13 recebem títulos de Cidadãs Paraibanas nesta quarta-feira na ALPB

As psicólogas Maria Marques, Ana Sandra Fernandes, Iany Cavalcanti e Silvana Barbosa Lacerda recebem nesta quarta-feira (30), na Assembleia Legislativa da Paraíba, os títulos de Cidadãs Paraibanas.

A iniciativa é de autoria da Deputada Estadual Estela Bezerra, que conheceu a trajetória das quatro profissionais durante sessão solene em homenagem aos 60 anos da Psicologia, ocorrida em agosto deste ano, na mesma casa legislativa e também de autoria da deputada.

As leis que autorizam os títulos foram publicadas no Diário Oficial do Estado, no dia 08 de novembro.

“Esse título é um reconhecimento do nosso mandato para essas mulheres que trouxeram grande contribuição para o nosso estado no ofício da psicologia”, afirmou Estela

A solenidade acontece a partir das 14h, nesta quarta-feira (30), no Plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba. O evento tem transmissão ao vivo através da TV-ALPB (canal 8.2), além do YouTube e site da Assembleia (www.al.pb.leg.br).

Sobre as homenageadas

Maria Marques Rodrigues Sátiro nasceu em Arapiraca-AL.  Mudou-se pra João Pessoa no ano de 1979, ao casar-se com o paraibano Carlos Alberto Sátiro da Nóbrega, cidade onde reside desde então. Dessa união, nasceram – em solo paraibano – os filhos: Sandra Carla (in memorian), Carlos Filho, Tiago e Thaise.
Concluiu o curso de Psicologia em 1980, no Ipê (atual Unipê), onde hoje é professora da pós-graduação.
Foi a primeira presidente do Conselho Regional de Psicologia da Paraíba, entre os anos de 1995 e 1998. Na militância pela Psicologia paraibana, participou da elaboração da Resolução do Manual de Avaliação, Laudos e Pareceres, junto ao Conselho Federal de Psicologia. Foi membro da Comissão Sobre a História da Psicologia na Paraíba.

Ana Sandra Fernandes Arcoverde da Nóbrega nasceu em Juazeiro-BA. Ainda criança, se mudou com a família para a cidade de Petrolina-PE.
Com o desejo de estudar Psicologia, largou o curso de enfermagem e a morada num convento – onde se preparava para se tornar freira – e veio morar em João Pessoa, em 2002. Foi na capital paraibana que iniciou sua trajetória profissional, ao se formar no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Na Universidade Federal da Paraíba, concluiu o mestrado em Ciência das Religiões.
Atuou como Presidente do Conselho Regional de Psicologia da Paraíba por duas gestões (2010-2013 e 2013-2016) e como Conselheira do Conselho Nacional de Saúde enquanto presidente da Comissão Intersetorial de Saúde Mental. Foi Presidente do Conselho Federal de Psicologia Gestão de 2020 a 2022, e Vice-Presidente da autarquia na gestão 2016-2019. Atualmente é professora do Curso de Psicologia do UNIESP e Unipê.
É casada com o paraibano Renato Arcoverde Nóbrega.

Iany Cavalcanti da Silva Barros nasceu em Recife-PE. Em 1982 mudou-se para João Pessoa, onde iniciou suas atividades profissionais no Instituto Paraibano de Educação (IPÊ) como professora de Psicologia. Em seguida, tornou-se coordenadora do mesmo curso, e também exerceu os cargos de Pró-reitora de pós-graduação e Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento da instituição, que passou a chamar-se Unipê.
Em 1978, casou e teve três filhos (Izabel, Maria Carolina e Alberto Filho). Hoje, é avó de cinco paraibanos (Pedro, Gabriel, Guilherme, Sofia e Matheus).
Iany desenvolveu sua carreira acadêmica como mestre em educação e doutora em psicologia pela UFPB, além de títulos em outras pós-graduações. Atualmente, atua como Pró-reitora do Uniesp e também como professora de pós-graduação em vários cursos do estado. Contribuiu com a formação da psicologia na Paraíba, quando acompanhou a formação de muitos alunos na carreira de Psicologia ao longo desses 40 anos.

Silvana Barbosa Mendes Lacerda nasceu em Cambuquira-MG. Ainda criança se mudou com seus pais e irmãos para a cidade de Caçapava – São Paulo onde se casou-se com Paulo José Martins Lacerda, em 1982. No ano seguinte mudou-se para João Pessoa com o marido e sua primeira filha, ainda bebê, Aline.
Concluiu o Ensino Médio no Lyceu Paraibano em 1985 e teve duas filhas paraibanas, Amanda e Andréa.
Em 2005 nasceu sua neta paraibana Maria Eduarda, e no ano seguinte, começou a cursar Psicologia, aos 41 anos, no centro Universitário de João Pessoa – Unipê.
Durante a graduação participou de projetos de pesquisa e extensão, foi monitora das disciplinas de Avaliação Psicológica e fez estágio em clínica psicológica com base na Abordagem Centrada na Pessoa. Formou-se em 2010, mas antes disso já havia ingressado na especialização em Psicologia Jurídica, concluindo concomitantemente à graduação. Possui ainda especialização em Desenvolvimento e Políticas Educativas (2013) e em Avaliação Psicológica (2016).
Tornou-se Conselheira do CRP-13 em 2016, participando ainda da gestão 2019/2022, quando assumiu a presidência da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF)  e da Comissão de Avaliação Psicológica, além de Vice-Diretora de Psicologia Jurídica do Instituto Brasileiro de Direito de Família- IBDFAM.
Em 2022, foi Presidente do Conselho Regional de Psicologia da Paraíba, contribuindo para evolução da Psicologia no Estado da Paraíba no âmbito clínico, científico, social e político.