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29 de julho de 2024

A Psicologia Organizacional do Trabalho e sua importância na sociedade!

A Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) surge entre o fim do século XIX e início do XX na Europa, sendo, à época, denominada comoPsicologia Industrial. Sua fundação foi marcada pela publicação, em 1913, do livro Psychology andIndustrial Efficiencyde Hugo Munsterberg. Com aindustrialização, aparece a demanda de avaliação eseleção de pessoas para as indústrias e de militares para os exércitos.

Com a evolução do conhecimento e da experiência, a psicologia organizacional e do trabalho saiu da área restrita aos métodos e técnicas. Antes visava garantir o desempenho e a eficiência no trabalho, onde buscava apenas ajustar pessoas a umdeterminado cargo, a partir da seleção de pessoal, agora, passou a olhar o trabalhador como um ser biopsicossocial e o trabalho como um ambiente de interação. 

Além dos fatores biológicos, químicos e físicos já tão conhecidos e que colocam os trabalhadores em condições de risco, existem os fatores psicossociaisrelacionados ao trabalho. Os riscos psicossociais estão contidos em três grupos: do próprio indivíduo(autoestima e autoconfiança, habilidades sociais, estilo de vida etc.); fatores internos ao trabalho(condições do ambiente de trabalho, condições das tarefas, grupo de trabalho, entre outros) e os fatores externos ao trabalho (situação econômica, de mercado etc.).

A psicologia pode intervir determinantemente nas duas primeiras áreas, pela promoção do bem-estar mental dos funcionários, a identificação de fatores de estresse, ansiedade, e problemas psicológicos. Estes são aspectos importantes a serem cuidados pelo psicólogo de modo a prevenir situações subjetivas de riscos e vulnerabilidade que, muitas vezes, são as verdadeiras causas de acidente de trabalho.

Através das avaliações psicológicas individuais e grupais, identificando possíveis comportamentos de risco que possam resultar nas instabilidadescognitiva e emocional, o POT irá promover uma cultura de segurança e prevenção, atuando de forma direta na mitigação dos riscos pelo desenvolvimento de práticas educativas individuais e grupais,melhoria das relações interpessoais no trabalho, assim como do clima organizacional.