/ Notícias

27 de julho de 2023

Junto a Comitê, CRP-13 fiscaliza Instituições de Longa Permanência para Idosos em Cabedelo

O Comitê Interinstitucional de Fiscalização de instituições de longa permanência para idosos (Ilpis), do qual o CRP-13 faz parte, fiscalizou mais duas unidades na cidade de Cabedelo.
As fiscalizações aconteceram na última quarta-feira (26) nas instituições ‘Amém’, que abriga 38 idosos (16 homens e 22 mulheres) e ‘Mãe Nazinha’, que atende 16 pessoas (12 homens e quatro mulheres), sendo que apenas seis delas são idosos. Em junho, foram inspecionadas também as Ilpis “Lar Lucinha Passos” e “Comunidade Católica Fanuel”.
Segundo o Ministério Público da Paraíba, órgão que coordena o Comitê, a ‘Amém’ apresenta boas condições de funcionamento, com poucas correções a serem feitas, tendo sido aprovada, em sua totalidade, pelos fiscais. Já a ‘Mãe Nazinha’ possui problemas estruturais e funcionais e precisa de adequações e ajustes.
Relatórios sobre os estabelecimentos serão elaborados pelos órgãos técnicos, com recomendações e sugestões para aprimorar o funcionamento deles. Os documentos serão encaminhados à Promotoria de Justiça de Cabedelo para adoção das providências cabíveis junto aos responsáveis pelas Ilpis.

Sobre a fiscalização

Participaram da inspeção profissionais da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) e dos conselhos regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), de Psicologia (CRP), de Arquitetura e Urbanismo (CAU), de Serviço Social (CRESS), Farmácia (CRF), Enfermagem (Coren), Nutrição (CRN) e Engenharia e Agronomia (Crea), além de representantes do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Paraíba