Pela valorização da categoria!
Cumprindo a missão de orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício da profissão, e ciente do último edital de concurso público da Companhia de Águas e Esgotos do Estado (Cagepa), o Conselho Regional de Psicologia da Paraíba (CRP-13) enviou ofício, endereçado ao presidente da Companhia, o senhor Marcus Vinícius Neves, solicitando revisão das atribuições exigidas ao(à) Psicólogo(a), em especial, na distinção das atividades relacionadas a área Clínica ou Organizacional e do Trabalho.
No edital, atividades como redigir textos, anúncios, preparar folders e cartazes, planejar e programar as etapas de processo seletivo com objetivo de subsidiar publicação e anúncio de concurso público, são direcionadas a profissionais da Psicologia. Neste sentido, o CRP-13 informou que essas ações NÃO CABEM A PSICÓLOGAS(OS), mas a profissionais de outras áreas. Identificou-se, ainda, atribuições citadas no edital que fazem parte da atuação na Clínica Psicológica e, também, da atuação na área da Psicologia Organizacional, gerando confusão e promovendo a possibilidade da(o) profissional Psicóloga(o) agir contra as normas éticas da profissão, o que significa duplicidade de atuação em áreas distintas em uma mesma instituição.
A fim de fornecer subsídios para a reelaboração adequada do edital, foram descritas as especialidades da Psicologia, Clínica e Organizacional, conforme o disposto na Resolução Nº 23, de 13 de outubro de 2022, do Conselho Federal de Psicologia.
Ao revisar o edital, a Comissão do Concurso garantirá a conformidade com as diretrizes éticas e a eficácia no desempenho das funções atribuídas.